Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os 10 Mandamentos do Acesso

O ano de 2010 não começou nada bem para o Figueirense e o futuro estava indefinido. A amargura do ano de 2009 ainda era sentida pelos alvinegros e muitas instabilidades de indefinições davam conta de que esse ano seria de muita paciência e sofrimento. Logo no início do estadual as coisas já começaram a afundar com um início de campanha pífea do Figueira. Se dentro de campo as coisas não andavam fora de campo as turbulências eram grandes. Chegava ao fim a era Paulo Prisco Paraíso e a FPSA deixava o comando do Figueirense e uma nova diretoria assumia o clube em busca de novos "ares". Como disse o Tiririca na campanha eleitoral, "pior que tá, não fica" e foi isso que aconteceu com o alvinegro. O clássico pelo estadual no Scarpelli foi como um divisor de águas, e a partir daí os bons fluídos voltaram a rondar o estreito. As coisas foram se encaixando dentro e fora de campo e hoje estamos terminando o ano já comemorando o acesso antecipadamente. Para que isso pudesse ocorrer, vários aspectos foram importantes e decisivos nessa trajetória. Abaixo, seguem os 10 pontos que considero cruciais para o sucesso do nosso Figueirense nesse ano de 2010.
1. Mudança Diretoria - Após 10 anos na administração do Figueirense a FPSA e o Sr. Paulo Prisco Paraíso deixaram o clube, ou melhor, foram afastados pelo conselho deliberativo. Independente se seria bom ou ruim, era nítido que o clube precisava de uma oxigenação no topo da pirâmide e a saída da FPSA ao mesmo tempo que era temerosa pela estrutura que formou, um novo horizonte era avistado pelos novos diretores.
2. Márcio Goiano - O eterno capitão alvinegro estreou no clássico do estadual com um time despedaçado e por muito pouco não saiu vencedor. Os resultados positivos com um time que parecia desacreditado fizeram com que Goiano deixasse de ser técnico interio para ser o comandante do projeto série A. Dentro de campo o Figueirense mostrou um time bem armado e que fazia um jogo bonito de se ver, praticamente liderando todos os quesitos estatísticos do futebol nesse campeonato. Acima de tudo, Goiano deu ao time a sua cara, jogando sério com responsabilidades e objetivos.
3. Wilson - A velha frase diz que "um bom time começa por um bom goleiro". Então podemos dizer que temos um timaço, porque Wilson é um goleiraço. Extremamente profissional e com identificação com o clube cumpriu sua promessa de levar o time novamente para a série A do brasileiro. Foi um dos responsáveis pelo acesso. Único titular remanescente do time que foi rebaixado em 2008, o jogador teve várias propostas para deixar o alvinegro, mas optou por lutar até o fim. É um líder dentro e fora de campo, muito respeitado por todos os segmentos do clube e da imprensa, ídolo incontestável da torcida, enfim, se a diretoria fazer sua parte Wilson pode seguir o caminho de Fernandes e trilhar um longo caminho no alvinegro.
4. Fernandes - Escrever sobre Fernandes chega a dar um nó na garganta. Respeitado por 11 em cada 10 torcedores do Figueira o nosso ídolo mesmo mostrando sinais de que está chegando ao fim da carreira novamente deu sua contribuição e escreveu seu nome na história do clube. Iniciou 2010 se recuperando de lesão e reestreou no clássico da Ressacada já dando as cartas e marcando o gol que poderia ter levado o time às finais do estadual. Durante o ano ficou pouco tempo afastado por lesão, praticamente jogou a temporada inteira, se tornou o maior artilheiro da história do clube e passou toda sua experiências aos jovens jogadores como Firmino, Juninho e Willian. Está muito próximo de fazer 100 gols com a camisa alvinegra e torço para que esse gol seja na séria A do ano que vem. Junto com Wilson foi outro pilar que Márcio Goiano tinha dentro de campo para comandar o time. Fernandes deve continuar no Figueira até quando ele quiser, pois temos uma gratidão imensa por tudo que ele já fez com a camisa alvinegra.
5. Renovação - Após seguidas decepções entre 2008 e 2009 o Figueirense começou o ano precisando renovar a equipe. Algumas apostas foram feitas e mesmo com a tradicional impaciência da torcida alvinegra, tudo deu certo. Márcio Goiano teve olhar clínico e soube aproveitar bem as características de cada jogador para poder adequar o futebol de cada um às necessidades do time, sem expor o jogador e não queimá-los perante galera. Pois os garotos do Scarpelli fizeram sua parte e em alguns jogos foram decisivos para o time, também deixando seus nomes na história do clube.
6. Estadual - Tudo bem, não chegamos nas finais e ainda nosso maior rival foi Bi campeão. Porém o estadual foi muito importante para resgatar a confiança do time e principalmente dos torcedores alvinegros. Após um início pífio o time se acertou em campo e por muito pouco não se classificou para as finais vencendo o Avaí na Ressacada, que só empatou com um gol de pênalti duvidoso. Perdendo apenas um jogo desde que Goiano assumiu a equipe o time terminou o estadual de cabeça erguida deixando a torcida esperançosa para o brasileiro. Graças a boa campanha no estadual o time caiu nas graças da torcida alvinegra e obteve a confiança necessária para o acesso.
7. Maicon/Igor/Fernandes e Coutinho - Esse foi o meio campo que ditou o ritmo do Figueirense em quase todo o campeonato. Coutinho mais para o final do campeonato foi preterido por Túlio e Baraka, mas foi muito importante na arrancada do acesso. Rápido, seguro e envolvente o meio campo alvinegro dava sustentação a defesa e suporte para nossos atacantes marcarem os gols. Foi bonito de ver o quarteto jogar mostrando um futebol leve e de qualidade, sem se descuidar das responsabilidades defensivas. Mais um ponto forte do Figueirense que se destacou na campanha do acesso.
8. Reinaldo/Túlio - Mesmo com quase tudo dando certo, Goiano com o time na mão, a garotada dando conta do recado, era necessário dar ao time mais qualidade e experiência. Reinaldo e Túlio vieram e cumpriram seu papel. Apesar de seu futebol ter caído nas últimas rodadas Reinaldo foi muito importante para os jogadores mais jovens por ter passado por times grandes, além de ter marcados gols decisivos em momentos difícieis. Túlio chegou para dar uma melhor qualidade no meio campo além também de passar toda sua experiência para o grupo. Foram duas daquelas contratações chamadas pontuais, que vêm pra resolver e resolveram.
9. Foco no Acesso - Com um início turbulento e com mudanças dentro e fora de campo o ano de 2010 deveria ser de manutenção na série B para um melhor planejamento em 2011. As coisas foram acontecendo e pouco depois da metade do ano o Figueirense era líder do campeonato. O que fazer? Manter o foco e não perder a oportunidade. Foi o que fizeram os profissionais do clube, sejam dirigentes, comissão técnica ou jogadores. Quando Nestor Lodetti disse que nenhum jogador do Figueirense seria negociado e que o foco era o acesso, muitos acharam demagogia. Pois ficou provado que não foi. O caso mais emblemático foi o de Igor que poderia ter sido negociado com o Grêmio mas o departamento de futebol segurou o jogador. Além de resistir ao assédio dos clubes de fora, a diretoria ainda reforçou o time com peças importantes. Os jogadores mostraram comprometimento com o projeto e dentro de campo fizeram de tudo para conseguir o acesso. Inclusive jogadores rodades como os já citados Túlio e Reinaldo vieram e mostraram a mesma responsabilidade dos que já estavam aqui. No final, todos saíram ganhando é claro.
10. Torcida - Nos últimos anos nossa torcida mais atrapalhava do que ajudava. Com exceção das organizadas que cantam o tempo todo a torcida alvinegra só se manifestava para esbravejar e xingar. Os cantos e gritos de guerra eram cantados cada vez mais baixo, porém, esse ano as coisas mudaram um pouco. Depois do estadual e com a confiança dos torcedores no time os cantos voltaram a ecoar no Scarpelli. Apesar de muitas vezes não comparecer no número esperado, os torcedores que íam empurravam o time para as vitórias. Vários jogos ficaram marcados na memória do torcedor nesse campeonato e até fora de casa o show foi alvinegro. Quem não lembra dos jogos contra Coritiba e Bahia no Scarpelli onde não paramos de cantar um minuto? Bem melhor assim...que 2011 as coisas se repitam e que juntos possamos continuar a empurrar nosso Figueirense para as vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário