Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Fluminense x Figueirense - Empate bom ou ruim?

Depois de estrear no Brasileirão 2012 vencendo o Náutico no Scarpelli o Figueirense foi até o Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense no Engenhão. O tricolor vinha de eliminação no meio da semana na Libertadores contra o Boca Juniors e além de estar com a moral lá embaixo o técnico Abel Braga tinha um time todo desfalcado com vários remendos. Pelo lado alvinegro, o técnico Argel Fucks contava com a volta de Júlio César para formar o ataque ao lado de Caio, recuando Roni para a meia ao lado de Ygor, Túlio e Toró. Era então a chance de quebrar um tabu de 6 anos sem vencer o Fluminense em campeonatos brasileiros, mas a tarefa também não era tão fácil assim, já que o time das Laranjeiras mesmo desfalcado tinha bons jogadores para repôr além de jogar em casa e poder contar com o apoio da torcida.
E o jogo começou com o tricolor dando as cartas na partida e pressionando o Figueira nos primeiros minutos. Aos 8 minutos Samuel quase abriu o placar chutando de dentro da área e obrigando o goleiro Ricardo, que substituía Wilson, a fazer grande defesa. Aos 12, Marcos Junior recebeu lançamento de Vagner e já dentro da área chutou forte por cima do gol e um minuto depois novamente Marcos Junior aproveitou bobeira da zaga e novamente desperdiçou a oportunidade. Mas como água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, aos 18 minutos não deu para segurar e após jogada pela esquerda a bola sobrou na área novamente para Marcos Junior que dessa vez não desperdiçou, girou livre o corpo e de pé esquerdo chutou forte no canto direito para marcar o primeiro gol da partida. Até esse momento do jogo o Fluminense tinha mais de 80% de posse de bola, e o alvinegro só se defendia não conseguindo contra-atacar. Porém, com o gol o time da casa diminuiu o ritmo e o Figueira passou a se soltar mais em campo. Com três volantes o time passou a pressionar mais a saída de bola tricolor e Túlio, Ygor e Toró ficaram adiantados, acertando a marcação e fazendo a bola girar no meio campo, tendo mais posse de bola na partida. Mesmo com o time tendo uma leve melhora, faltava ser mais contundente no ataque, já que a bola não chegava aos atacantes. Somente aos 38 minutos que o Figueirense deu o primeiro chute a gol com Roni, que recebeu na esquerda, trouxe a bola para o pé direito e na entrada da área chutou forte, a bola explodiu no peito do goleiro Diego Cavallieri e no rebote a zaga afastou. Um minuto depois em um contra-ataque, Roni foi lançado novamente na esquerda, jogou a bola na frente mas foi derrubado pelo lateral Wallace quando ia entra na área. Como o jogador já tinha tomado um cartão amarelo durante o jogo, levou o segundo e foi expulso da partida no final do primeiro tempo.
Com um jogador a mais, o técnico Argel sacou no intervalo o volante Toró e promoveu a entrada de Fernandes no time. Mesmo assim, quem assustou primeiro no segundo tempo foi o Fluminense com Fábio Braga, que aos 5 minutos desviou um cruzamento de cabeça e obrigou Ricardo a fazer uma defesa difícil no canto. O time da casa com um a menos adotou uma posição mais defensiva, fechando o meio e explorando o contra-ataque, mas aos 12 minutos o Figueirense empatou a partida. Túlio chutou de esquerda de fora da área, a zaga rebateu e a bola voltou para o próprio volante que entrou na área e tocou para o atacante Caio que não desperdiçou chutando forte e rasteiro no canto direito de Diego Cavallieri que não alcançou e a bola morreu dentro do gol. Nesse momento, com o placar igual e um a mais em campo, o alvinegro tinha tudo para conseguir a virada. O time estava bem postado em campo e passou a rondar mais a área adversária, porém, aos 20 minutos, a zaga cochilou feio e Wagner recebeu livre de frente para o goleiro para colocar o Fluminense novamente na frente do placar. As coisas voltavam a ficar difíceis para o alvinegro, que mesmo assim, controlava o meio campo e tentava chegar pelas laterais. Na sequência Pablo recebeu na direita e bateu cruzado perigosamente assustando o goleiro. Aos 29 minutos veio o empate. Novamente Pablo recebeu, ajeitou  a bola e de fora da área chutou cruzado para igualar o placar, contanto com o desvio em Vagner para enganar o goleiro. O gol deu novo ânimo ao Figueira mas por mais que se tentasse, faltava força ofensiva ao time. Somente aos 38 minutos, em uma falta na meia direita que o alvinegro conseguiu assustar, com Júlio César cobrando forte e obrigando o goleiro a se esticar todo para fazer a defesa. Na sequência do lance, Roni bateu o escanteio e o zagueiro Gum desviou errado a bola e quase marcou um gol contra. O jogo ficou mesmo no 2 a 2 e a principal pergunta depois do encerramento era se tinha sido um resultado bom ou ruim. Alguns jogadores acharam que um ponto trazido do Rio foi valioso, já que outras equipes vão ter dificuldades diante do Fluminense. Por outro lado, era uma oportunidade única de voltar com 3 pontos já que o adversário apresentou muitos desfalques e jogou o segundo tempo todo com um a menos. De qualquer forma, com o ponto conseguido o Figueirense ficou na quinta colocação no campeonato atrás de Botafogo, Vasco, Atlético-MG e Internacional-RS. O próximo jogo será contra o Corinthians no Pacaembu, somente no dia 07 de junho. Nesse período o time fará uma intertemporada em Atibaia, buscando um melhor aprimoramento técnico e físico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário