Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Figueirense x Ceará - Camisa na ponta da chuteira

O time não joga bem, apresenta algumas falhas constantes, não passa confiança em momentos importantes e alguns jogadores não agradam tecnicamente porém, no noite de ontem, o que não faltou foi raça e coração para garantir a segunda vitória consecutiva no campeonato. Diante do Ceará no Scarpelli os jogadores alvinegros colocaram a camisa na ponta da chuteira e como raramente se viu esse ano, receberam o apoio da torcida e com muita emoção conquistaram os três pontos de virada.
O jogo não teve muito brilhantismo técnico o que é até normal para um time que está sendo remontado. Então se não vai na técnica, vai na raça. O Figueira vacilou no primeiro tempo e tomou um gol após tabela do ataque cearense que Motta completou aos 26 minutos. A desvantagem desestruturou um pouco o time alvinegro que demorou a se encontrar em campo facilitando o trabalho do time adversário que passou a defender a vantagem no placar até o final da primeira etapa. 
O segundo tempo começou com o Figueirense pressionando mas buscando manter a posse de bola para não desperdiçar oportunidades. O Ceará fez uma linha defensiva forte o que dificultava a penetração do meio/ataque alvinegro e a bola rodava de um lado para o outro mas não entrava na área para que fosse concluído a gol. Só que em um lance de bola parada logo no início os zagueiros Douglas Marques e Potiguar trocaram "carinhos" na área e como o zagueiro cearense já tinha amarelo acabou sendo expulso. A partir daí a pressão aumentou e logo Vinícius Eutrópio colocou Maylson no lugar de Luan dando mais mobilidade ao time. Logo aos 11 minutos após escanteio, Maylson matou a bola no peito e sem deixar cair chutou forte para empatar a partida. O Figueira continuou pressionando, algumas oportunidades foram criadas mas o Ceará se defendeu bem. Já no final, aos 48 minutos do segundo tempo a zaga adversária deu uma rabada em bola e Zé Roberto esperto aproveitou, driblou o goleiro e marcou o gol da vitória fazendo o público presente explodir de alegria. 
Com a vitória o Figueirense chegou aos 35 pontos e mantém vivo um fio de esperança de subir esse ano. A distância para o G4 é de 6 pontos e pode aumentar com o complemento da rodada mas o importante é a recuperação do time no campeonato que ganhou mais confiança para enfrentar o Boa na próxima rodada fora de casa quando uma vitória será muito importante já que o time mineiro é adversário direto na briga pelo acesso.

sábado, 21 de setembro de 2013

Figueirense x Paraná - Reencontrando a Vitória

Depois de iniciar o segundo turno somente com derrotas finalmente o Figueirense reencontrou o caminho da vitória diante do Paraná no Orlando Scarpelli. O jogo como não poderia deixar de ser não foi bom tecnicamente mas foi equilibrado e na vontade e aproveitando melhor o que foi criado a vitória foi merecida. 
Com ambos os times apresentando muitos desfalques o jogo acabou ficando concentrado no meio campo com poucas jogadas sendo criadas de forma organizada e consequentemente poucas chances de gols apareceram. No primeiro tempo um chute logo no início de Marcelo Toscano e uma cabeçada de Douglas Marques foram o que o Figueira conseguiu produzir. Pelo lado adversário, a bola aérea foi o que mais levou perigo ao gol alvinegro. 
O segundo tempo iniciou da mesma maneira que terminou o primeiro, com muita vontade e pouca qualidade até que Vinícius Eutrópio colocou o atacante Pablo no lugar do estreante Jonatan. Aí aos 21 minutos após boa virada de Saci para Willian na direita, a bola foi cruzada na área e Pablo escorou bonito de cabeça e marcou o gol alvinegro da partida. O jogo ficou mais dramático com o Paraná se soltando mais e deixando espaços para o contra-ataque mas o time do Figueira não soube aproveitar os buracos para ampliar o placar. 
A vitória deu mais tranquilidade para o restante do campeonato e manteve viva a difícil tarefa de chegar ao G4 no final e também afastou ainda mais o time da zona de rebaixamento, algo que já estava começando a incomodar os torcedores. 
Agora o Figueirense recebe o Ceará novamente no Scarpelli na próxima terça-feira as 19:30.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Chapecoense x Figueirense cancelado


O jogo que ocorreria amanhã as 19:30 entre Chapecoense e Figueirense no Estádio Índio Condá foi cancelado na noite de hoje. A delegação alvinegra viajou hoje porém não conseguiu desembarcar no aeroporto de Chapecó devido a forte neblina e a partida foi cancelada. Agora os clubes aguardam a marcação de uma nova data pela CBF. 

Soltem os foguetes, M.M.T. fora do Figueira

Na noite dessa segunda feira uma notícia à muito tempo aguardada pela torcida alvinegra foi divulgada no site oficial do clube. Soltem os foguetes pois Marcos Moura Teixeira, o foco principal dos principais problemas alvinegros está fora do Figueirense. Parece que o presidente resolveu começar a salvar sua pele e fez uma limpa em quase todos os vices do clube e sobrou até para seu filho Rodrigo Brillinger. O ano praticamente já foi pro saco, devemos cumprir tabela nessa série B pois só um milagre fará com que o time entre no G4 até o final do campeonato e por isso provavelmente vovô Wilfredo já esteja pensando e se planejando para 2014. M.M.T. se aproximou do Figueirense em 2010 como consultor e no ano seguinte foi contratado como Diretor de futebol. O acesso e a melhor campanha na série A deu moral a Marcos Moura embora, de todos os envolvidos nesse processo, ele talvez tenha sido o que menos participação teve porém foi suficiente para se tornar o braço direito do atual presidente. O Figueirense vive uma guerra política e os bastidores e resultados dentro de campo colocaram uma pressão muito grande no presidente pela demissão do atual vice presidente de futebol. Amanhã Rodrigo Pastana será apresentado como novo coordenador de futebol do clube e esperamos que faça um bom trabalho assim como fez com o Criciúma levando o time do sul do estado a série A no ano passado. Abaixo a nota divulgada no site do Figueira:

"Em adequação ao disposto no artigo 182 do novo Estatuto Social, o Presidente do Figueirense Futebol Clube resolveu na data de hoje destituir quase a totalidade dos cargos ocupados pelos vice-presidentes por ele nomeados, com exceção do primeiro e segundo vice-presidentes que foram eleitos estatutariamente e do vice-presidente Administrativo e Financeiro. 
Ainda em cumprimento ao disposto no novo Estatuto, informou o presidente que no decorrer da semana indicará os nomes que irão compor as recém-criadas Superintendências Administrativa e Esportiva do Clube. 
Informou o presidente que o objetivo é aproveitar o momento do novo estatuto para adequar a estrutura organizacional interna, adotando as novas disposições estatutárias para modernizar as atividades desenvolvidas pelo clube, em todos os setores."

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Figueirense x América-MG - Mais uma porrada

Aos poucos o torcedor alvinegro vai sendo nocauteado pelo seu próprio time. Diante do América-MG no Scarpelli os que estavam presentes passaram por mais uma humilhação e viram o Figueirense perder de virada a partida. 
O jogo foi sofrível de se ver com os dois times mostrando quase nenhuma criatividade e poucas jogadas que fizessem com que o torcedor sentisse a mínima vontade de apoiar. Pra piorar ainda mais a situação logo no primeiro minuto o meia Tchô sofreu lesão muscular e teve que deixar o gramado e adivinhem quem foi o substituto? Ele claro, Botti. O Figueira saiu na frente com Maílson de cabeça mas a "alegria" durou pouco e o América sem dificuldades, afinal bola na área alvinegra é meio gol, empatou e conseguiu a virada em dois lances de bola parada e cruzamento na área, com Alessandro e Victor Hugo. Depois disso quase nada de bom aconteceu, um lance aqui ou outro ali e só. O técnico alvinegro promoveu a estréia de Zé Roberto no segundo tempo mas depois de tanto tempo parado o jogador não mostrou muita coisa. 
O campeonato aos poucos está acabando e pelo que parece ao final desse mês estaremos cumprindo tabela ou brigando contra o rebaixamento.

domingo, 8 de setembro de 2013

América-RN x Figueirense - O que falar?

O que falar para uma torcida que mantém a esperança de que seu clube suba para a série A ao final desse campeonato mais o seu time não mostra força para sequer empatar diante de adversários que estão lutando contra rebaixamento como Paysandu, ABC, Asa e América-RN? 
O Figueirense mais uma vez engana seu torcedor e diante do fraquíssimo time de Natal novamente mostrou ser um time sem alma e voltou para Florianópolis com outra derrota fora de casa. Pior, com dois gols bisonhos do ex-alvinegro Júnior Negão, dorme com esse barulho. Não dá pra falar muito do jogo, as poucas chances criadas pararam ironicamente nas defesas do também ex- alvinegro Andrey. Aí a defensiva alvinegra (principalmente volantes e zagueiros) trataram de fazer seu papel bem feito e o time da casa não teve dificuldades para achar dois gols e vencer a partida. Agora nos resta vencer em casa o outro América da competição, o mineiro e tentar se recuperar no campeonato. A verdade é que essa classificação está indo pelos ralos e é só questão de tempo, então para o torcedor alvinegro provavelmente irá restar ver seu time cumprir tabela até o final e talvez com um pouco mais de emoção secar o maior rival que também parece não ter força pra chegar (tomara que não tenha mesmo, porque a Chapecoense já está em contagem regressiva). E aí pergunto: estava errada a Gaviões no último jogo cobrando time e diretoria??? 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Figueirense x Bragantino - Fechando o turno

Para finalizar o primeiro turno o Figueirense recebeu o Bragantino no Scarpelli e depois de terminar o primeiro tempo com a vantagem de dois gols no placar sofreu um no segundo tempo e passou um sufoco desnecessário no final mas conseguiu segurar a vitória. A partida também ficou marcada pelo protesto da Gaviões nas arquibancadas.
O primeiro tempo começou com um forte vento sul e com o Figueira aproveitando o fator para pressionar o Bragantino que jogando contra o vento tinha dificuldades em armar as jogadas. Assim, logo aos 11 minutos Ricardinho recebeu livre na área, driblou o zagueiro e de pé esquerdo chutou no canto para abrir o placar. O alvinegro continuava a pressionar o adversário e o segundo gol era questão de tempo e aos 25 minutos, Tchô fez jogada na ponta esquerda e foi derrubado na área. Rafael Costa cobrou forte e rasteiro e abriu ampliou o placar. Ainda no primeiro tempo os dois times assustaram os goleiros chutando cada um uma bola no travessão. 
O segundo tempo começou com o Bragantino não mostrando muita força para reagir e o Figueirense preocupado em segurar o resultado e fazer o tempo passar porém, dessa vez o vento estava a favor do time adversário. Mesmo assim a primeira grande chance foi alvinegra com Rafa Costa que recebeu livre na cara do goleiro mais escorregou antes de concluir a gol. Aos 27 minutos no único ataque adversário do segundo tempo Dudu acertou um bonito chute no ângulo esquerdo de Volpi e diminuiu o placar. Nos minutos finais o Bragantino tentou o abafa mas o Figueira se defendeu bem e segurou a vitória. Com o resultado o alvinegro terminou o primeiro turno na oitava posição com 29 pontos, apenas 2 pontos do G4. 
No final do primeiro tempo, intervalo e parte do segundo tempo a Gaviões Alvinegros protestou no Scarpelli. Os principais alvos como não poderia deixar de ser foi a diretoria (especialmente M.M. Teixeira) e jogadores baladeiros. O protesto da forma que foi feito é válido e deveria ter total apoio embora nas arquibancadas boa parte da torcida tenha sido contra. O torcedor é passional, com 2 a 0 no placar parece ter esquecido dois últimos acontecimentos e se tivesse o jogo ainda no 0 a 0 provavelmente muitos teriam apoiado os gritos de protestos. O engraçado é ver muito corneteiro de carteirinha, que todo jogo reclama de tudo e todos querer julgar a atitude da Gaviões. No final, todos nós somos torcedores e temos o direito de querer o melhor para o Figueirense. 

domingo, 1 de setembro de 2013

Grupo rachado?

Depois de rondar e estar no G4 durante quase todo o campeonato, o Figueirense chega na última rodada do primeiro turno na décima posição despencando na tabela nas últimas rodadas. O projeto 2013 vai indo por água abaixo e parece que o naufrágio pode ser ainda pior porque muita coisa vai acontecendo extra-campo. O time desse ano passou longe de encantar no futebol, porém não se pode negar, dentro das limitações era um time regular. Perdia aqui, ganhava ali e mesmo sem mostrar muita qualidade estava sempre no grupo de cima. Então o que estaria acontecendo nos bastidores que pudesse explicar essa queda na tabela? O grupo de jogadores montado para esse ano tem quase nenhuma identificação com o clube e aí está um grande problema. Sem referência e compromisso algum com o clube as vaidades individuais começam a interferir no relacionamento interno. Adílson Batista não soube administrar isso e diante da sua "cegueira" acabou pagando o pato. Cada jogo um time era escalado e sem perceber o treinador foi sendo fritado pelos jogadores que não entendiam ser titular num jogo e reserva em outro. Muitas vezes nem no banco apareciam após jogarem a partida anterior.  Após a derrota para o ABC que posteriormente culminou com a saída do treinador, Maylson ainda em campo deu entrevista dizendo que os jogadores deveriam assumir a responsabilidade e que o treinador não poderia levar a culpa pelos resultados. Agora fica mais claro agora o significado da entrevista, há um grupo de jogadores dentro do Scapelli que não está nem aí para o projeto do clube. Estaria o grupo rachado? Ainda fica difícil responder, mas há uma turma que não vê a hora de acabar o ano e ir para outro clube e há uma outra turma que vê no Figueirense uma oportunidade de aparecer para o mercado e esses "vestem a camisa" mais que os outros. O atacante Ricardinho é um dos insatisfeitos. Com a dupla Bueno/Rafa Costa marcando gols em quase todos os jogos, o atacante perdeu espaço na equipe e apareceu em algumas partidas jogando o segundo tempo ou parte dele. Na estréia do técnico Vinícius Eutrópio contra o Oeste, Ricardinho claramente forçou o terceiro cartão no segundo tempo para não viajar para Alagoas e enfrentar o Asa na terça-feira. Deixou o grupo e treinador na mão. Ricardinho sabe que ao final do ano deverá voltar ao Atlético-PR independente do sucesso ou fracasso no Figueirense e inclusive já há uma sondagem para ano que vem ir para o futebol do Japão. A zica é tanta que Ricardo Bueno estourou o joelho e não joga mais esse ano, mas para azar do atacante o Figueira contratou Zé Roberto que deve ser o companheiro de Rafa Costa no ataque. Outro jogador insatisfeito com o banco de reservas é Thiago Volpi. O goleiro esteve perto de deixar o Figueira já que não tinha muitas oportunidades porém com a saída de Wilson passou a aparecer mais no banco de reservas e como Ricardo não vingou, a vaga de titular no gol alvinegro caiu no seu colo mesmo com a chegada de Neneca. Diante da necessidade, Volpi foi se firmando como titular e caindo nas graças da torcida porém uma contusão lombar o tirou do time antes do clássico contra o Avaí. O jogador se recuperou porém fica no banco vendo Neneca fazer uma partida pior que a outra com a camisa 1 do Figueirense. 
Desde que o clube passou a figurar novamente no cenário nacional esse é pior time de todos. Mesmo em anos que tínhamos um grupo de jogadores limitados, dentro de campo havia um compromisso com o clube e torcida e dentro do vestiário sempre estivemos representados com algumas lideranças. Esses jogadores cobravam comprometimento de outros, os mais desleixados aos poucos iam sendo excluídos e assim o grupo quase sempre foi forte. Com a queda do ano passado e a limpa feita pelos atuais "gestores" alvinegros, passamos a ter um time frio e sem liderança e com a saída de Adílson Batista, talvez o único que tinha alguma identificação e compromisso com o clube, as coisas tendem a ficar ainda piores. Ainda há tempo de reverter a situação, porém o futuro não é nada promissor e pelo andar da carruagem, iremos cumprir tabela até o final do campeonato para não correr risco de rebaixamento e ainda ver nossos rivais regionais brigando pelo acesso e com muitas chances de consegui-lo.