Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

América-MG x Figueirense - Alvinegro Irreconhecível

Depois de começar a série B com o pé direito diante do América-RN no Scarpelli, o Figueirense foi até Belo Horizonte enfrentar outro América, o mineiro, no seu primeiro jogo fora de casa no campeonato. E o alvinegro esteve irreconhecível, mas dessa vez pelo lado bom. No jogo de ontem o grupo deixou para trás os problemas que vinha apresentando desde o início do ano e mostrou uma regularidade e eficiência ainda não apresentada até aqui e simplesmente goleou o time da casa fazendo uma partida irrepreensível.
O primeiro tempo foi quase perfeito. O Figueira tomou as ações da partida desde o início e logo abriu o placar com o artilheiro Rafael Costa, que aos 10 minutos aproveitou rebote de Neneca em um chute de Ricardinho de fora da área, mostrou que é oportunista e está sempre no lugar certo. O América sentiu o gol e aos 13 minutos, o zagueiro Vitor Hugo era o último homem e vacilou na defesa,  Maylson esperto roubou a bola e na saída de Neneca ampliou o placar chutando sem chances para o goleiro. Mesmo com a vantagem no placar  time não se acomodou e continuou a criar oportunidades que foram desperdiçadas principalmente por Maylson e Ricardinho, que tiveram cara-a-cara com Neneca e esbarraram nas boas defesas do goleiro que salvaram o time da casa. Aos 44 minutos veio um susto. Em uma das poucas jogadas de ataque do time da casa, Fábio Jr ajeitou cruzamento para Willians que entrou na área livre e chutou de frente para Ricardo; o goleiro defendeu parcialmente mas o mesmo Willians conseguiu pegar o rebote e diminuir o placar ainda no primeiro tempo.
Para o segundo tempo o técnico Adílson Batista sacou Rafael Costa e colocou o atacante Pablo. Nos primeiros minutos o América ensaiou uma reação mas rondando a área alvinegra mas não concluindo a gol. Aos 15 minutos, em uma arrancada do ataque alvinegro, Ricardinho tabelou com Pablo, invadiu a área e chutou forte para ampliar o placar. O gol novamente mexeu com o time da casa que ficou intranquilo e o Figueira se aproveitou da situação para fazer o quarto gol aos 19 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola foi rebatida para cima e o capitão Douglas subiu mais alto que a zaga para praticamente fechar o placar. Aos 32 minutos o América conseguiu diminuir o placar com Laércio mas o time da casa não mostrou mais forças para conseguir resultado melhor na partida. O Figueirense foi soberano na casa do adversário e trouxe uma vitória que dá muita moral para a sequência do campeonato.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Figueirense x América-RN - Valeu a estréia

Após algum tempo esse simplório blogueiro volta a falar do Figueirense. O afastamento dessa vez foi proposital, o alvinegro dos últimos jogos foi irritante e me recusei a escrever sobre a forma como fomos ridicularmente eliminados do estadual pela Chapecoense, o patético amistoso contra o Vasco e a sofrida partida de volta da Copa do Brasil diante do "grande" Arapongas. Consecutivos shows de horror para o "pisado" torcedor alvinegro engolir. Passado isso tudo, começamos o campeonato mais importante do Ano para o Figueira que é a série B do Brasileiro buscando ficar entre os quatro primeiros para retornar logo a série A em 2014. Não foi um primor de estréia, mas diante dos últimos resultados obtidos, começar com o pé direito seria fundamental, então a vitória apesar das dificuldades trouxe mais tranquilidade e confiança para o resto do campeonato.
Obviamente que a torcida alvinegra não iria passar por algum momento assustador, então apesar de dominar as ações ofensivas e tentar criar alguma boa chance de gol, foram os visitantes que saíram na frente com Cascata, que aproveitou a já esperada falha da linha de volantes alvinegros e na frente da área chutou no canto direito de Ricardo abrindo o placar. A paciência da torcida que com razão não está muito grande ficou no fio da navalha. Na sequência, o ex-Figueirense Júnior Negrão recebeu na cara do goleiro Ricardo mas mostrou que não evoluiu muito no futebol e chutou cruzado para fora. Aos 37 minutos porém, Rafael Costa recebeu passe entre os zagueiros, mesmo de costas para o gol e pressionado pela defesa conseguiu fazer o giro e chutar forte; a bola explodiu na trave e no rebote Pablo chutou de primeira para empatar a partida. O gol amenizou um pouco a impaciência nas arquibancadas e empurrou o Figueirense para cima do América e aos 43 minutos veio a virada. Ricardinho fez jogada pela direita e cruzou na área, Rafael Costa tocou de cabeça mas a bola ainda desviou em Pablo e o Figueira foi para o vestiário com a vantagem no placar.
O segundo tempo começou e o América-RN assustou primeiro e construiu uma jogada que por pouco não se transformou no gol de empate com a bola explodindo no travessão do gol alvinegro. Logo depois porém, aos 12 minutos, Ricardinho cortou o zagueiro na ponta esquerda e cruzou rasteiro, o goleiro rebateu e Rafael Costa de biquinho ampliou o placar para o Figueira. Com o gol o alvinegro passou a administrar a partida e mesmo assim conseguiu criar algumas situações de gol, principalmente com Ricardinho, um dos destaques da partida. Bola no travessão, pênalti duvidoso não marcado, enfim, alguns lances levaram perigo ao gol do América. Porém, assim como no primeiro tempo a defesa alvinegra se descuidou e já nos acréscimos novamente cascata recebeu livre na área e deu um bonito toque na saída de Ricardo para diminiur o placar da partida. Não deu tempo para mais nada, o Figueirense conseguiu somar os 3 pontos na estréia em casa para alcançar seus objetivos nesse campeonato. A próxima partida será agora diante do outro América, o mineiro, na casa do adversário.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Figueirense x Chapecoense - Empate sofrível

Na primeira partida da semi-final do catarinense o Figueirense recebeu a Chapecoense e sofreu pra empatar. Não há muito para falar, o time do Oeste bateu o meio campo, lançou a bola ao ataque e com 10 segundos de jogo abriu o placar em uma falha imperdoável do sistema defensivo alvinegro. Era tudo que eles queriam para fazer uma retranca forte e segurar o placar. A falta de qualidade do elenco ficou evidente, nenhum jogador assumiu a responsabilidade de criação ou finalização e o que se viu foi um jogo ruim com um time se defendendo e o outro sem capacidade de atacar. No final do jogo Tinga cruzou da direita e Ricardinho no susto de cabeça/ombro deslocou o goleiro e empatou a partida. Agora o Figueirense vai até Chapecó e só a vitória interessa para chegar na final do campeonato.