Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Figueirense x Joinville - Jogo tranquilo rumo à final


O Figueirense recebeu o Joinville no Scapelli pela segunda partida da semi-final do catarinense precisando apenas de um empate para passar à final. E não precisou jogar muito, o Joinville veio a Florianópolis e não mostrou força para encarar o alvinegro e a categoria de Fernandes e o aproveitamento de Aloísio definiram a partida.
A necessidade fez o técnico Branco modificar o time em cima da hora. Túlio estava suspenso já que no primeiro jogo foi expulso e Botti, acabou se machucando no último treino da semana e acabou sendo cortado da partida, com isso, o meio campo do time foi formado por Ygor, Jackson, Doriva e Fernandes, com Roni e Aloísio no ataque.
E o jogo começou bem truncado, com o Joinville um pouco mais agressivo e o Figueirense "cozinhando" um pouco o tempo e esfriando o adversário. Sem o atacante Lima o time adversário não mostrava força ofensiva, e como diz uma famosa figura da crônica esportiva, "namorava, namorava, mas não beijava". O primeiro tempo estava até meio chato, com o juiz marcando falta a todo momento e pouca coisa acontecendo, até que aos 24 minutos Fernandes mostrou toda sua categoria. O meia recebeu a bola no círculo central, passou pelo adversário, arrancou em direção ao gol e tocou para Aloísio na área que dominou e já devolveu para Fernandes que de frente para o gol abriu o placar para o Figueira. Um golaço pela jogada e inteligência do ídolo alvinegro. O gol deu tranquilidade e o JEC tinha que correr ainda mais em busca da virada. Em seguida Aloísio desperdiçou grande chance de ampliar o placar e o adversário ainda perdeu o zagueiro Lino que fez duas faltas duras e foi expulso ainda no primeiro tempo.
O segundo tempo começou com o Joinville querendo partir para o tudo ou nada e o Figueira mais lento que o normal administrando a vantagem. Como aconteceu em alguns jogos em casa nesse estadual, começamos a dar sopa para o azar. Aos 23 minutos Canuto derrubou Alex na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança Ricardinho bateu alto e empatou a partida. O empate deixou os nervos tensos no Scarpelli, mas aos 37 minutos, Fernandes resolveu novamente mostrar toda sua categoria e como no primeiro gol recebeu a bola no meio, matou no peito, foi em direção à área e tocou para Aloísio que de frente para o gol não desperdiçou e colocou o Figueirense novamente na frente do placar. A partir daí o adversário praticamente se entregou na partida sabendo que a missão agora era quase impossível, e três minutos depois, Doriva deu excelente passe para o lateral Guilherme Santos que entrou na área e com tranquilidade deu um lindo passe para Aloísio no meio da zaga adversária, o atacante só teve o trabalho de desviar e marcar seu segundo gol na partida para fechar o placar.
Nesse momento todos já pensavam nos clássicos que serão realizados em mais uma final histórica do campeonato estadual, agora é a torcida fazer a sua parte, lotar seu espaço na Ressacada e empurrar o time para mais um título que garante a hegemonia no estado.

domingo, 22 de abril de 2012

Joinville x Figueirense - Na raça rumo a final!


Na primeira partida da semi-final do campeonato catarinense não faltou lances polêmicos, emoção e muita disposição por parte das duas equipes. Figueirense e Joinville fizeram um jogo equilibrado e por parte da equipe alvinegra não faltou raça para segurar um empate heróico diante das dificuldades que o jogo apresentou.
O Figueira já foi pra Joinville com o time modificado já que o ataque titular formado por Júlio César e Aloísio não foi liberado pelo DM e com isso quem fez a frente no time foi Fernandes e Roni e um meio campo composto por Ygor, Túlio, Doriva e Botti.
E o jogo começou quente e logo aos 2 minutos o primeiro lance polêmico da partida. Doriva derrubou Ramon na entrada da área, o JEC pediu pênalti mas o árbitro marcou falta fora da área. Na pressão o Joinville abriu o placar aos 9 minutos com Ricardinho, que em cobrança de falta jogou a bola em direção ao gol, ninguém cortou, Wilson furou e a bola morreu no fundo da rede. Com o gol sofrido o Figueirense se soltou um pouco mais e teve boas chances de empatar com Roni e Doriva que não souberam aproveitar as oportunidades. Aos 20 minutos, o Figueira ficou com um a menos. Em um lance na área, Túlio foi empurrado por Bruno Rangel e com o jogo parado foi tirar satisfação com o adversário e também o empurrou. O juiz exageradamente expulsou Túlio, porém o meia experiente não pode em um jogo decisivo dar um mole desse, faltou controle ao jogador. Atrás do placar e com um jogador a menos as coisas se tornariam ainda mais difíceis, porém o JEC diminuiu o ritmo e o alvinegro aproveitou para cozinhar o primeiro tempo e se acertar em campo para o segundo.
Para a etapa final o técnico Branco não mudou na equipe, e manteve Fernandes recuado para recompor o meio e apenas Roni mais a frente. A estratégia deu certo e logo aos 3 minutos, Botti fez jogada na meia direita e tocou na área para Fernandes, o meia dominou e chutou a bola bateu na zaga e sobrou para Guilherme Santos que vinha livre e tocou para o gol empatando a partida. O gol deu mais tranquilidade ao Figueirense e o Joinville entrou no desespero. A partir daí foi só se posicionar na linha de defesa e explorar os contra-ataques. O time da casa começou a chegar apenas nas bolas aéreas e até criou algumas oportunidades de bastante perigo com Glaydson e Pedro Paulo que na frente do gol cabecearam para fora. Já no final, aos 44 minutos o baixinho Franco Niell puxou um contra-ataque e tocou para Coutinho que entrou na área e antes de finalizar cara a cara com o goleiro foi derrubado pelo zagueiro Pedro Paulo, mas o juiz pipocou e mandou o lance prosseguir não assinalando o pênalti.
O jogo ficou no 1 a 1 o que é um grande resultado para o Figueirense devido as circunstâncias que ocorreram na partida. Agora o alvinegro joga por um empate na volta para chegar a decisão do estadual.

domingo, 15 de abril de 2012

Figueirense x Camboriú - Campeão e que venha o JEC


O Figueirense recebeu na tarde de hoje o Camboriú no Orlando Scarpelli pela última rodada do returno. O jogo não tinha muito valor já que o título de campeão geral já estava definido e o que faltava era definir quem levaria o returno e como seriam os cruzamentos nas semi-finais. Diante disso, com um time praticamente reserva contra um time que cumpria tabela, o jogo não foi lá essas coisas, e na verdade o torcedor estava era mais antenado era com os outros jogos da rodada, principalmente com o do rival.
Mesmo assim, logo aos 2 minutos a zaga adversária cochilou e Botti aproveitou a desatenção para roubar a bola e na saída do goleiro tocar para os fundos da rede e abrir o placar. Pouco tempo depois, aos 09 minutos, Jardel do Camboriú invadiu a área e na chegada do zagueiro Fred se jogou e o árbitro Clodoaldo Juviack anotou pênalti. Na cobrança, Renal chutou no meio do gol e empatou para o time adversário. Mesmo com dois gols em menos de 10 minutos o jogo ainda se mantinha em ritmo lento. O lateral Pablo saiu ma chucado e deu lugar a Léo. O Figueira ainda criou algumas jogadas perigosas que quase resultaram no segundo gol com Fernandes, que voltava ao time depois de um longo período no DM, e com Léo que em cobrança de escanteio subiu mais alto que a zaga e cabeceou a bola no travessão. Aos 30 min, Deretti recebeu na área, foi tocado pelo zagueiro e o juiz novamente marcou pênalti. Na cobrança, Fernandes mostrou categoria, colocou a bola para um lado e o goleiro para o outro e novamente o Figueirense estava na frente, finalizando o placar do primeiro tempo.
O segundo tempo continuou em sem grandes emoções até que aos 16 minutos Fred falhou e Diego Jardel aproveitou para chutar forte e empatar novamente a partida. Com o gol o alvinegro acordou um pouco mais para o jogo já que, mesmo não valendo nada, buscava o simbólico título de campeão também do returno. Com isso, após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área para o meia Luiz Fernando que aproveitou a chance e encheu o pé para colocar o Figueira novamente na frente do placar. A partir daí foi só "cozinhar" o jogo e esperar o apito final do juiz para comemorar a vitória.
Com o fim da rodada se classificaram além do Figueirense, a Chapecoense, o Joinville e o Avaí. Nas semi-finais o Figueirense enfrenta o Joinville com o primeiro jogo em Joinville e o segundo no Scarpelli e na outra decisão a Chapecoense enfrenta o Avaí com o primeiro jogo em Florianópolis e o segundo em Chapecó. Tanto Figueirense como Chapecoense jogam seus confrontos por dois resultados iguais.

domingo, 1 de abril de 2012

Figueirense x Avaí - Faltou ser mais frio nas conclusões e mais quente no jogo

Depois de toda a apreensão da semana finalmente hoje chegou o dia e o Figueirense encarou seu maior rival o Avaí, marcando o clássico número 398. Com os resultados que aconteceram durante a rodada uma simples vitória daria ao alvinegro a liderança do returno. Time completo e casa cheia seriam uma combinação perfeita para uma vitória que finalmente quebraria o tabu de 5 anos sem vencer o Avaí no Scarpelli.
E o jogo começou com o Figueira disposto a isso! Logo aos 2 minutos o lateral Guilherme Santos fez jogada pela esquerda e jogou a bola na área, Aloísio dominou e praticamente sem ângulo encheu o pé para encontrar um espaço entre o goleiro Diego e a trave para abrir o placar fazer o estádio explodir. O Avaí sentiu o gol e novamente pela esquerda saiu outra jogada perigosa ofensiva do alvinegro também com Guilherme Santos que invadiu a área e chutou forte carimbando a trave avaiana. A partir daí o Figueirense pouco criou e passou a ser dominado pelo adversário que tomou conta da partida já que no meio campo jogávamos praticamente com um jogador a menos já que Toró entrou perdido e não sabia qual função fazia, se atacava ou defendia. Cléber Santana tentou dois chutes fortes de fora da área e no segundo Wilson deu rebote e Nunes completou para o gol mas o atacante estava impedido e o lance foi anulado. Aos 16 minutos Robinho invade a área e chuta cara-a-cara com Wilson que ainda consegue desviar a bola o suficiente para ela tocar na trave e ser afastada pela zaga em seguida. Somente aos 25 minutos que o Figueira voltou a assustar com Aloísio que recebeu na área, fez o giro e na cara do gol chutou para fora desperdiçando uma excelente oportunidade. Depois disso o time não criou mais nada e voltou a só dar Avaí na partida, mas poucas conclusões a gol, algumas tentativas de fora da área e uma sequência de escanteios era o que o adversário criava. Para nossa felicidade Toró sentiu alguma coisa e foi substituído por Doriva ainda no primeiro tempo que terminou com a vitória parcial de 1 a 0 para o Figueira.
No intervalo o técnico Branco parece ter dado uma dura nos jogadores que voltaram com tudo para o segundo tempo. Novamente aos 2 minutos, depois de uma entregada de Cléber Santana, Roni invadiu a área e foi derrubado por Robinho, pênalti claro marcado pelo árbitro da partida. Na cobrança, o apagado Júlio César chutou no canto e Diego ainda conseguiu espalmar mas a bola morreu no fundo do gol e o Figueirense ampliava sua vantagem na partida. Poucos minutos depois, excelente triangulação do ataque alvinegro, Pablo foi na linha de fundo e cruzou para Júlio César que de frente para o gol preferiu ajeitar a bola para Aloísio que penetrava na área, o atacante chutou de primeira e isolou a bola, perdendo mais uma oportunidade incrível de definir a partida. Num contra-ataque, o Avaí explorou bem o miolo de zaga alvinegro e conseguiu marcar com Nunes. O adversário cresceu na partida e foi o Figueira que passou a tentar alguma jogada no contra-ataque, explorando principalmente os passes longos para Aloísio, Júlio César e Roni nas costas da zaga avaiana, mas nenhuma jogada surtia efeito. Já se encaminhando para o final da partida, aos 39 minutos, o Avaí foi para o ataque, ergueu a bola na área, Wilson não saiu do gol e Guilherme Santos não pulou e Cléber Santana de cabeça empatou a partida. Incrível como tem faltado ao Figueirense tranquilidade para matar a partida nos momentos certos e para segurar o resultado quando o placar está favorável. A torcida alvinegra ficou apreensiva nos minutos finais do jogo, torcendo pelo gol da vitória e suando frio com a possibilidade da virada adversária. No último lance da partida Luiz Fernando teve uma boa chance em uma falta na meia direita na frente da área mas na cobrança jogou a bola na arquibancada acabando com as esperanças da torcida.
Com o empate o tabu de não vencer o Avaí em casa continua, além do time ficar na terceira posição no returno. O próximo jogo será no próximo domingo contra o Brusque na casa do adversário.