Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Figueirense x Corinthians - Derrota totalmente fora de hora!


Após a goleada sofrida em casa para o Fluminense na última rodada o Figueirense tinha a chance de se reabilitar no campeonato perante sua torcida e dar um grande passo para garantir a vaga para a Libertadores. Mas para isso o alvinegro tinha pela frente nada mais, nada menos que o Corinthians, líder do campeonato e que veio para Florianópolis com um só objetivo, o de ser campeão antecipado. O jogo virou foco de toda a mídia nacional, torcedores, jogadores, enfim, praticamente um clima de decisão. A semana já começou tensa com a questão da venda de ingressos para a torcida visitante, antes da partida o clima não era bom, o jogo foi nervoso e no final, erramos novamente no detalhe e perdemos a partida.
No início, muito equilíbrio. As duas equipes não conseguiam chegar com perigo ao gol e o pouquíssimas chances de gol foram criadas. No primeiro tempo prevaleceu o respeito e a marcação. Nem o Figueira e nem o "timão" arriscaram muito e pareciam se estudar o tempo todo. Wellington Nem foi quem tentou fazer algo diferente em suas arrancadas pela direita. Em uma delas aos 26 minutos, sofreu falta na lateral da área e Júlio César bateu forte e a bola carimbou a trave esquerda adversária. O primeiro tempo terminou com quase nada de criação e muita marcação.
Veio o segundo tempo e o técnico Tite colocou o meia Alex no lugar do atacante Willian. O Corinthians ganhou em qualidade no meio campo. Pelo lado do Figueirense o técnico Jorginho colocou o atacante Aloísio no lugar de Fernandes. Pra mim repetiu o erro da partida anterior contra o Fluminense abrindo o meio campo. Jônatas talvez fosse a melhor opção liberando mais Maicon para a criação sem perder em marcação no meio. Mesmo que o jogo continuasse da maneira que estava o empate não era de todo ruim. Logo o erro foi fatal. Aos 22 minutos Coutinho saiu jogando errado no meio e perdeu a bola para Alex. O meia Corinthiano carregou a bola para a esquerda sempre ameaçando finalizar a gol e conseguiu assim atrair toda a defesa alvinegra para a jogada e não perceberam que Liédson se deslocou livre para o meio da área. Alex percebeu a movimentação e cruzou na cabeça do atacante que só teve o trabalho de escorar para o gol e abrir o placar. O Figueira sentiu o gol e demorou a se achar em campo. Para ajudar Jorginho sacou Júlio César e colocou Rhayner em campo. Desastre total. Já no final do jogo, Aloísio ainda teve um momento de lucidez e fez jogada pela esquerda e cruzou para Wellington Nem que vinha na corrida, se jogou de carrinho mas não alcançou a bola que passou raspando a trave adversária. Mais nada foi criado e o time paulista tratou apenas de se defender para garantir a vitória.
Com a derrota o Figueirense caiu para o sétimo lugar sendo ultrapassado por Internacionao-RS e Coritiba, todos com 57 pontos. Por isso o empate não era de todo ruim, já que o time chegaria aos 58 pontos e só dependeria de si na última rodada contra o já rebaixado Avaí. Agora o time tem a obrigação de ganhar o último jogo e torcer para que Inter, Coritiba e Flamengo percam seus jogos para assim garantir uma vaga pelo menos na pré-libertadores.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Figueirense x Fluminense - Apagão custou caro!


Tentando manter a excelente campanha de 14 jogos invictos e se consolidar de vez no grupo que se classifica para a Libertadores o Figueirense recebeu o Fluminense no Scarpelli em um jogo decisivo que valia o terceiro lugar na competição. Pois em 2008 o alvinegro recebeu o tricolor carioca em casa em partida importante contra o rebaixamento e um apagão no estádio acabou atrapalhando os planos do Figueira que acabou amargando uma derrota. Ontem novamente um apagão custou caro! Dessa vez não foi no estádio, e sim no time que depois de um bom primeiro tempo acabou não se encontrando no segundo e caiu de quatro para o Fluminense.
No início o Figueirense foi pra cima. Aloísio perdeu grande chance nos primeiros minutos e logo depois, aos 8 minutos, o mesmo Aloísio foi derrubado pela zaga dentro da área e o árbitro Héber Roberto Lopes fez vistas grossas e não marcou pênalti. Antes disso, teve um lance que foi o início da derrota alvinegra. Túlio aos 5 minutos sentiu a coxa em um lance e teve que ser substituído por Jônatas. Aos poucos o Fluminense foi equilibrando a partida embora não chegasse com perigo ao gol de Wilson. Elias chutou forte por cima do gol e Aloísio fez boa jogada pela esquerda e tocou para W. Nem que livre dentro da área errou o chute de perna direita. Na melhor chance tricolor no primeiro tempo, Rafael Sóbis aproveitou falha do zagueiro Édson Silva e na saída de Wilson chutou fraco e desperdiçou a oportunidade.
Veio o segundo tempo e logo aos 3 minutos Fred recebeu na entrada da área, ajeitou a bola e de pé esquerdo bateu cruzado para abrir o placar para o tricolor carioca. Imediatamente Jorginho chamou Fernandes para o lugar de Jônatas que também sentiu lesão. Não deu nem tempo de digerir o primeiro gol e o Fluminense chegou ao segundo aos 12 minutos, novamente com Fred, que aproveitou a falha de Wilson e Edson Silva em um cruzamento da esquerda e só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol. O gol desastibilizou de vez o furacão e o apagão foi geral. Já fragilizado pelas ausências de Igor e Júlio César e as lesões de Túlio e Jônatas e mais a de Aloísio que se machucou também, o meio campo e ataque alvinegro perdeu força e marcação. Elias de fora da área ainda tentou criar um lance de perigo mas foi o time adversário que ampliou o placar. Aos 27 minutos Fred puxou contra-ataque pela esquerda, tocou para Deco que de primeira deixou Marquinhos na cara do gol, foi só escolher o canto e ir para ao abraço. Já no final, aos 40 minutos Fred recebeu novamente na cara de Wilson e só deu um toque para fechar o placar. Mesmo caindo de 4 em casa a torcida alvinegra continuou a apoiar o time e a cantar reconhecendo o momento no campeonato. Com a derrota o Figueirense caiu para quinto colocado mas continua a depender só de si para garantir uma vaga na Libertadores em 2012.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Flamengo x Figueirense - Lodetti, bate o pênalti !!!!


Alguém algum dia disse que o pênalti era tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube. Pois ontem no Engenhão a melhor chance do Figueirense no jogo, o pênalti sofrido por W. Nem, deveria então ter sido batido por Lodetti. Isso mesmo presidente, nesse momento importante da história do clube vai lá, calça a chuteira e estufa a rede para o alvinegro. Claro, isso é um desvaneio. O Figueira foi até o Engenhão e como vem fazendo no returno jogou muita bola.
No início o Flamengo assustou mais. Logo aos 2 minutos Léo Moura foi na linha de fundo e cruzou para Deivid que na cara-a-cara com Wilson chutou e o goleiro a queima roupa fez mais um de seus milagres. Em seguida aos 10 minutos o atacante Júlio César sentiu uma fisgada e foi substituído por Aloísio. Poucos minutos depois foi a vez de Thiago Neves receber na frente da área e chutar forte no canto, obrigando novamente Wilson a fazer grande defesa. A partir daí o Figueirense se acertou em campo e passou a tocar mais a bola para não ser pressionado muito. O Flamengo já não conseguia chegar ao gol alvinegro e isso foi irritando a torcida. Aos 29 minutos a melhor chance do Figueira no primeiro tempo. Bruno fez excelente jogada pela direita, entrou na área e cruzou; a bola sobrou para Elias que tocou atrás para Túlio que da entrada da área chutou colocado e a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. E o primeiro tempo terminou em vaias, com o Flamengo agredindo pouco e o Figueirense menos ainda.
O segundo tempo começou um pouco melhor para o Figueira, mas o grande problema era o meio campo que até tocava bem a bola mas pouco criava para os atacantes definirem. Consequentemente os atacantes tinham que vir buscar as jogadas e não chegavam com força ao gol adversário. Aos 11 minutos Jônatas entrou no lugar de Túlio e deu mais qualidade no toque de bola e aos 15 minutos tocou bem para Aloísio no meio que recebeu, esperou a passagem de W Nem, tocou a bola e o atacante foi derrubado na área pelo goleiro Paulo Sérgio. Na cobrança, Aloísio bisonhamente recuou para o goleiro. Mesmo com o pênalti perdido o Figueirense manteve a postura e continuava a tocar bem a bola, não dando espaços para o Flamengo criar jogadas ofensivas. Faltava no entanto mais qualidade para chegar ao ataque, já que o time ainda continuava a ter pouca força ofensiva. Aos 35 minutos Fernandes entrou no lugar de Elias, mas já para o final do jogo nada de novo aconteceu. O alvinegro conseguiu somar um ponto no Rio de Janeiro e manteve a incrível sequência de 14 jogos sem derrota e ainda abrindo 2 pontos do sexto colocado, se firmando na briga pela vaga da Libertadores. O próximo desafio será no domingo, contra o Fluminense as 19:00 hs.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hoje é o DIA!


Hoje é o Dia! O Figueirense vai até o Rio enfrentar o Flamengo no Engenhão em um jogo que pode encaminhar o passaporte para a Libertadores. Caso o alvinegro ganhe, ficaria a 4 pontos do sexto colocado, e praticamente a uma vitória de realmente carimbar a ida para a competição Sulamericana. Por isso o jogo de hoje é uma verdadeira decisão, difícil mas não impossível. É mostrar a mesma postura tática dos últimos jogos, seguro na defesa e com velocidade para os contra-ataques, e assim o Figueira pode fazer mais um crime nesse campeonato. Vamos torcer para que o final seja feliz! Quebra tudo Figueiraaaaaaaaaaaaa

domingo, 13 de novembro de 2011

Figueirense x Atlético-MG - Novamente de virada, pra alegria da galera!

Depois da espetacular vitória diante do Botafogo no Engenhão, o Figueirense recebeu o Atlético-MG que ainda briga para não cair no Scarpelli, buscando se consolidar de vez no grupo da Libertadores. Um jogo importante porém não menos perigoso. O time do técnico Cuca vinha de três vitórias consecutivas e o afastamento do rebaixamento dava mais tranquilidade para trazer um bom resultado de Florianópolis.
O jogo começou um pouco morno. O Figueirense controlava a partida e tocava bem a bola mas faltava mais objetividade. O time adversário claramente veio disposto a se defender para achar um gol em algum contra-ataque ou através da bola parada. Embora dominasse quase todo o primeiro tempo foram os atleticanos que mais assustaram em alguns chutes perigosos. E a estratégia mineira deu certo no primeiro tempo. Aos 37 minutos o meia Daniel Carvalho bateu escanteio pela direita e o zagueiro Werley aproveitou e cabeceou para o gol de Wilson, abrindo o placar para o Atlético-MG. O gol serviu para o Figueira apressar o ritmo da partida e antes que o primeiro tempo acabasse criou duas jogadas de perigo. Na primeira aos 39 minutos Wellington Nem teve seu chute desviado em aos 43 minutos na melhor chance, Júlio César recebeu na área e bateu cruzado mas a bola foi para fora.
Para o segundo tempo o técnico Jorginho promoveu a entrada de Fernandes no lugar de Túlio. O time voltou com mais apetite ainda. Logo no primeiro minuto o time quase empatou com Elias. Aos 7 minutos um triangulação rápida entre Fernandes, Elias e Nem, baixinho recebeu em velocidade e de fora da área chutou forte, a bola tocou no montinho artilheiro e enganou o goleiro Renan, morrendo no fundo do gol. Com a igualdade no placar o Scarpelli começou a ferver e os jogadores foram contagiados pela torcida. Aos 18 minutos Fernandes de cabeça quase fez o gol da virada. Em seguida, Aloísio entrou no lugar de Elias. O time continuava ofensivo e o Atlético só se defendia. O tempo foi passando e o jogo ganhava em emoção. Wellington Nem sentiu a coxa e foi substituído por Héber. Já no final, aos 43 minutos, Bruno fez uma excelente jogada individual pela direita e bateu cruzado para o meio da área, Héber não dominou mas a bola parou no pé de Júlio César que dominou e caindo deu um biquinho para a bola morrer nos fundos da rede atleticana. Foi o gol da virada na hora certa. Nos últimos minutos o Atlético até tentou pressionar mas Édson Silva não deixou passar nada e o Figueirense garantiu a vitória. Com os 3 pontos o time chegou aos 56 pontos no campeonato e deve terminar a rodada no G4 da Libertadores. O próximo jogo será no Rio contra o Flamengo na quinta-feira.

domingo, 6 de novembro de 2011

Botafogo x Figueirense - Deu o alvinegro de SC!


Na noite desse sábado o Figueirense foi até o Engenhão enfrentar o Botafogo buscando novamente a vitória fora de casa para manter a invencibilidade de 11 jogos e encostar ainda mais no grupo que disputará a Libertadores em 2012. E a cada rodada que passa o alvinegro mostra que cresceu na hora mais importante do campeonato e que matematicamente até o título é possível de se alcançar.
O primeiro tempo foi muito equilibrado e começou com o adversário querendo intimidar com um ritmo de jogo forte e o Figueira como de praxe, bem postado e tentando encaixar o contra-ataque. E logo aos 5 minutos, na primeira chegada no ataque, Júlio César recebeu na meia direita, ajeitou para a perna esquerda e mandou um chutasso de fora da área marcando um golaço e abrindo o placar. O jogo ficou como o Figueira gosta mas logo depois o Botafogo quase empatou com Loco Abreu, que aproveitou falha de Roger Carvalho e chutou duas vezes de dentro da área, na primeira Wilson defendeu a queima roupa e na segunda, Roger Carvalho cortou para escanteio. Coutinho que entrou no lugar de Maicon não conseguia dar o equilíbrio necessário para o meio campo, apenas ajudava na marcação e na saída de bola, mas pouco criava com a bola nos pés, sobrecarregando o meia Elias. Mesmo assim, o Figueirense criou duas boas oportunidades no primeiro tempo novamente com Júlio César. Na primeira, recebeu na esquerda, entrou na área e já sem ângulo chutou em cima do goleiro Jefersson. Na segunda, a chance mais clara de ampliar o placar. Em tabelinha com Juninho no meio, o atacante entrou livre na área, driblou o goleiro mas chutou preensado com o zagueiro para fora. Com o time bem postado em campo o Botafogo enfrentava dificuldades para furar o bloqueio e apostou nas bolas aéreas. Na melhor chance do time da casa no primeiro tempo, Renato cobrou escanteio e o zagueiro Antônio Carlos cabeceou e a bola passou rente a trave esquerda defendida por Wilson.
Veio o segundo tempo e o time da casa voltou com o atacante Herrera e disposto a mudar a história do jogo logo no início. Faltava porém saber furar o bloqueio alvinegro. Os laterais estavam bem marcados e o meio fechado, por isso, o time carioca continuava a investir em cruzamentos para a área, mas Édson Silva estava numa noite inspirada e ganhava todas na cabeça. O Figueira abriu mão de atacar, embora tocasse bem a bola no meio campo. Aos 18 minutos veio um excelente chance quando Coutinho recebeu na direita e na lateral da área cruzou para Wellington Nem que deu um toquinho no canto mais o goleiro Jefersson fez a defesa. O Botafogo continuava a pressionar mas sem sucesso mas assustou em alguns lances, principalmente com Éverton que chutou por cima dentro da área aos 36 minutos e Loco Abreu que aos 45 ainda cabeceou e a bola bateu no travessão e saiu pela linha de fundo. Festa catarinense no Engenhão.
Com a vitória e Figueirense chegou aos 53 pontos e aos 12 jogos de invencibilidade. Agora é partir com tudo pra cima do Atlético-MG e buscar mais uma vitória para se consolidar mais ainda no grupo de cima da tabela e manter as possibilidades de alcançar a vaga para a Libertadores e quem sabe, o título do campeonato.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Figueirense x Bahia - Vai lá Fernandes, resolve pra nós

O Figueirense recebeu no Scarpelli o Bahia pela rodada de número 32 do Brasileirão. Depois da excelente vitória em cima do Palmeiras em São Paulo, o jogo contra a equipe baiana seria a chance de firmar de vez a briga pela Libertadores e também para a equipe comandada por Jorginho quebrasse mais uma marca em campeonatos brasileiros, o de número de partidas invictas.
E o jogo começou com o Figueira tocando a bola procurando espaços e o time adversário totalmente retrancado se preocupando somente em se defender. O vento forte e contra dificultava as ações ofensivas alvinegras e as principais jogadas vinham de chutes de fora da área, já que estava difícil entrar na defesa baiana. Já o time de Joel Santana, arriscava pouco e quando chegava era buscando o atacante Souza nas bolas aéreas, mas sem perigo já que o jogador ficava isolado entre os zagueiros Édson Silva e Roger Carvalho. A melhor chance do primeiro tempo veio aos 23 com Wellington Nem, que recebeu passe de Elias e na entrada da área chutou forte e cruzado mas a bola explodiu na trave do gol defendido por Marcelo Lomba. A bola na trave acordou a equipe baiana que tentou sair mais para o jogo e chegou com perigo no final do primeiro tempo mas Wilson, como sempre, na hora que precisou esteve presente.
Veio o segundo tempo e o técnico Jorginho não mudou a equipe e a etapa final começou da mesma forma, com o Figueirense tocando a bola buscando a infiltração na defesa baiana. Logo no início, aproveitando que agora o vento estava a favor, Elias chutou de fora da área e Marcelo Lomba fez boa defesa. Em seguida, Maicon sentiu a coxa e deu lugar a Fernandes. A partir daí o jogo ganharia em emoção. Com 9 minutos, em uma jogada confusa no ataque baiano, a bola sobrou para Diones que na entrada da área chutou, a bola desviou em Édson Silva e matou o goleiro Wilson que não conseguiu fazer a defesa. Um clima de apreensão se formou no Scarpelli, mas foi só o Figueira bater o meio campo para Fernandes avançar na meia direita e de muito longe chutar forte e cruzado, acertando o ângulo do gol baiano e empatando a partida. Se não foi o mais bonito, foi um dos gols mais bonitos esse ano no Scarpelli. Sorte de quem estava presente. O gol deu novo ânimo ao time e a torcida passou a jogar junto. Em seguida Fernandes novamente apareceu e deu passe para Júlio César que na área chutou mas o goleiro defendeu. Aos 23 minutos, foi a vez de Júlio César receber na direita e tocou para Fernandes que na entrada da área ajeitou a bola para o pé esquerdo e da meia lua chutou seco para virar a partida, marcando mais um golaço no jogo. A virada deu tranquilidade para o Figueira desenvolver seu futebol enquanto que o Bahia entrou no desespero e sem organização não conseguia criara oportunidades de perigo ao goleiro Wilson. Na melhor delas, um chute de fora da área passou próximo pela direita do gol alvinegro mas o placar não se alterou.
Com a vitória o alvinegro chegou aos 50 pontos e encostou de vez no grupo que briga pela Libertadores, ficando apenas a 2 pontos da tão sonhada vaga. O próximo jogo será muito importante para a reta final do campeonato já que o time vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo no próximo sábado para manter viva as chances de entrar para o torneiro Sulamericano em 2012.