Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Palmeiras 1 x 2 Figueirense - Botando na roda e quebrando tabu!


No sábado o Figueirense foi até o Canindé em São Paulo enfrentar o Palmeiras pela trigésima primeira rodada do brasileirão e não tomou conhecimento dos donos da casa, botou o time de Felipão na roda e quebrou mais um tabu na sua história.
O jogo começou com o Palmeiras confuso em campo e o Figueira organizado mandando na partida. O meio campo ia ditando o ritmo do jogo com Maicon, Túlio e Jônatas distribuindo bem as jogadas e fazendo os laterais Juninho e Pablo jogarem e logo nos primeiros minutos o atacante Júlio César já assustava ao receber na área e de pé direito chutar para fora. Em seguida, aos 10 minutos, Wellington Nem recebeu lançamentos de Jônatas na meia direita, foi em direção a área, entortou o zagueiro Henrique e de perna direita chutou forte no ângulo para abrir o placar para o Figueirense. A partir do gol o alvinegro tomou conta de vez do primeiro tempo. Quando o time acelerava o jogo, lances de perigo eram criados contra o goleiro Deola. Pelo menos três chances boas de aumentar foram desperdiçadas por Juninho, Maicon e Júlio César, e o Palmeiras pouco assustou o goleiro Wilson no primeiro tempo.
Veio o segundo tempo e o Palmeiras voltou um pouco mais disposto a buscar uma sorte melhor. Mesmo assim a primeira boa chance foi do Figueira com Júlio César que chutou e obrigou o goleiro a fazer grande defesa. A partir daí o alvinegro abriu mão de atacar e passou a ser mais pressionado pelo time da casa, que mesmo sem organização ainda conseguiu criar algumas oportunidades, principalmente com Valdívia, disparado o melhor jogador palmeirense em campo. Aos 30 minutos o Figueira usou seu golpe fatal. Novamente Nem foi lançado, dessa vez pelo lado esquerdo. O driblou o zagueiro, entrou na área e cruzou para Júlio César que dessa vez não desperdiçou e de pé direito concluiu para o gol e ampliou a vantagem no placar. Com o gol o Figueirense passou a cozinhar a partida enquanto que o Palmeiras foi perdendo força. Mesmo assim, no último lance do jogo já nos acréscimos, Tinga cruzou, a zaga só observou e Ricardo Bueno cabeceou para diminuiu o placar.
Com a vitória o alvinegro ficou a apenas 3 pontos da zona da libertadores. Agora o grupo se prepara para o próximo jogo que será no próximo domingo, no Scarpelli contra o Bahia, e a vitória fará com que o time enconste ainda mais nos primeiros colocados.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Figueirense x América-MG - Carimbando 2012

Depois de uma sequência excelente de resultados fora de casa diante do Ceará e do Grêmio o Figueirense recebeu o lanterna do Brasileirão, o América-MG, em um jogo que muitos poderiam achar que a vitória viria de lambuja. Pois o que se viu foi um jogo muito difícil, com um primeiro tempo duro de assistir e com um segundo tempo onde o técnico Jorginho conseguiu mudar a história da partida.
O jogo começou e diferentemente de outras partidas o alvinegro não partiu com tudo pra cima do adversário. Ficou tocando a bola no meio campo com paciência como se fosse decidir a partida a qualquer momento. Do lado adversário, um time fechadinho com muita vontade de mudar sua situação na tabela e com um toque de bola até certo ponto surpreendente. A primeira chance foi do time mineiro com Alessandro, que logo no início entrou na área mas chutou fraco em gol não levando perigo ao goleiro Wilson. O Figueirense não conseguiu criar chances de gol e também não apertava a marcação, facilitando o tuque de bola do América. Somente na metade do primeiro tempo é que o time conseguiu dar seu primeiro chute a gol com Júlio César. Aos 25 minutos o adversário novamente assustou com o lateral Thiago Carleta que de fora da área mandou um balaço que explodiu no travessão do goleiro Wilson. Pouco depois Juninho chegou na cara do goleiro Neneca mas não conseguiu finalizar para o gol.  Aos 36 minutos o América consegiu abrir o placar com Rodriguinho, que recebeu livre na entrada da área e chutou forte no alto deixando o time mineiro na frente no primeiro tempo.
Para o segundo tempo o técnico Jorginho sacou Elias e Túlio e colocou Fernandes e Pittoni respectivamente. O time melhorou em objetividade mas continuava tendo dificuldade na criação de jogadas e errando muitos passes. As melhores chances eram criadas em bola parada com Júlio César. Como última tentativa de mudar o placar, Jorginho sacou Maicon e colocou o atacante Aloísio em campo. A essa altura o América só se preocupava em se defender para segurar o resultado e logo depois que entrou Aloísio já cavou uma falta na entrada da área. Na cobrança, Júlio César bateu no contra-pé do goleiro e empatou a partida. A torcida passou a empurrar o time para virada e aos 37 minutos Pittoni bateu escanteio, Aloísio cabeceou fraco, a zaga se enrolou e Júlio César aproveitou para estufar a rede adversária e fazer o gol da vitória do Figueirense. O gol aliviou o Scarpelli, já que depois de boas apresentações fora de casa o time já apresentava dois meses sem vencer em casa, e o gol além de quebrar esse jejum também garantiu a permanência do time para o Brasileirão em 2012. O objetivo agora é garantir a vaga para copa Sulamericana e quem sabe ainda beliscar uma Libertadores para o ano que vem. De qualquer forma a campanha é muito boa e nessa volta à elite nacional o Figueirense teve um ano tranquilo. A próxima partida será no próximo sábado em São Paulo diante do Palmeiras.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Grêmio x Figueirense - TRIturando o Imortal!

Depois das besteiras e da superação diante do Ceará o Figueirense foi até Porto Alegre para novamente jogar mais uma partida fora de casa, dessa vez diante do Grêmio. Apesar do time viajar com três desfalques, o retrospecto diante da equipe gaúcha era extremamente favorável. Se tem um time que é freguês do Figueira esse time é o Grêmio. Pois novamente o alvinegro foi na casa do adversário e como de costume calou o Estádio Olímpico tri-turando o chamado imortal tricolor!
O jogo começou com o adversário indo pra cima do Figueira. Logo no primeiro minuto o meia Douglas bateu falta perigosa e Ygor conseguiu interceder. Minutos depois, Marquinhos bateu escanteio e em jogada na área o atacante André Lima chutou e Wilson fez boa defesa. O alvinegro foi aguentando a pressão do tricolor gaúcho e aos poucos foi tentando acertar os contra-ataques. Aos 33 minutos veio o primeiro gol. Pablo cruzou da direita na área, Wellington Nem tentou dominar e sem querer enganou o zagueiro, Aloísio vinha por trás e de frente para o gol encheu o pé abrindo o placar para o Figueira. Nem deu tempo do Grêmio pensar em reagir, em mais um contra-ataque rápido, Juninho avançou pela esquerda e deu um belo passe para Elias que corria pela direita; o meia recebeu, entrou na área trouxe a bola para o pé esquerdo e também chutou forte para marcar o segundo gol do Figueira na partida contando com a ajuda do goleiro Victor. Nos minutos finais do primeiro tempo o time da casa ainda esboçou uma reação e novamente Marquinhos Santos chutou da entrada da área e acertou a trave do goleiro Wilson.
Veio o segundo tempo e o Grêmio veio disposto a mudar a história do jogo. A equipe gaúcha pressionava o tempo todo porém não conseguia chegar com perigo à área alvinegra, e tentava na bola aérea criar alguma oportunidade de gol. Aos 24 minutos depois de tanto pressionar, Douglas cruzou da direita e Edcarlos entrou no meio da zaga e cabeceou para o gol diminuindo o placar. A torcida gaúcha se empolgou com o gol porém, pouco tempo depois, veio o lance mais bonito da partida e que seria também o golpe final no time do Grêmio. No primeiro contra-ataque bem tramado no segundo tempo, Wellington Nem recebeu a bola na meia direita e foi em direção ao gol, invadiu a área e deu um drible desconcertante em Gilberto Silva, ainda deixou o goleiro Victor no chão e quase sem ângulo marcou o terceiro gol do Figueirense na partida e calou o Olímpico de vez. O time da casa desmontou em campo e o alvinegro poderia ter feito o quarto gol em pelo menos três oportunidades, com Rhayner e Wellington Nem que não souberam aproveitar as chances criadas. Aos 44 minutos o Grêmio quase diminuiu mas o zagueiro JP Goiano tirou a bola em cima da linha.
Com a vitória o Figueirense chegou aos 41 pontos e novamente volta a sonhar com uma vaga na libertadores, embora ainda seja uma tarefa muito difícil. O próximo compromisso é sábado as 18:00 hs no Scarpelli contra o lanterna América-MG.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ceará x Figueirense - Um time de heróis e de vilões

O Figueirense foi até Fortaleza enfrentar o Ceará no estádio do PV buscando se reabilitar do empate em casa diante do Coritiba. E ninguém poderia imaginar que o jogo teria sua história marcada por vilões e heróis.
O jogo começou com a equipe cearense se arriscando mais no ataque mas não se descuidando da defesa. O Figueira foi pressionado nos minutos iniciais mas aos poucos foi se encontrando em campo e passou a jogar de igual para igual com o time da casa praticando o já conhecido toque de bola no meio e avançando os laterais. Diante do equilíbrio da partida, poucas chances de gol eram criadas. O Ceará até conseguia chegar na área alvinegra principalmente em jogadas do habilidoso Osvaldo. Aos 15 minutos Thiago Humberto recebeu na área e mandou um chute forte cruzado de perna esquerda e a bola raspou a trave do goleiro Wilson. Aos 37 minutos Elias cobrou falta na meia direita e obrigou o goleiro adversário a se esticar todo para fazer a defesa com a bola já quase dentro do gol. Pouco depois, o Ceará foi ao ataque e em uma bola trabalhada na área, o atacante Washington deu uma meia bicicleta e Wilson fez um verdadeiro milagre, fazendo a defesa no canto direito. Aos 43 minutos o Figueirense encaixou um contra-ataque rápido e com velocidade e boa troca de passes, Elias achou Juninho entrando livre na lateral esquerda que ao entrar na área bateu cruzado abrindo o placar. O primeiro tempo já se encaminhava para o final quando na última jogada, o lateral Vicente foi na linha de fundo e cruzou na cabeça de Washington que não desperdiçou a oportunidade e empatou a partida nos acréscimos.
O segundo tempo veio e logo aos 3 minutos Júlio César sentiu um estiramento e foi substituído por Aloísio. Os dois times pouco criavam e o jogo se concentrava mais no meio-campo com poucas finalizações a gol. Aos 17minutos Maicon, que já tinha discutido em um lance anterior com o juiz, demorou a bater um escanteio e tomou o segundo amarelo, sendo expulso da partida. A partir daí as coisas começaram a ficar difíceis. O time ainda tentava se encontrar em campo mas apenas 7 minutos depois Bruno fez uma bonita jogada e ao entrar na área se jogou. Como já tinha amarelo, também levou o segundo e foi expulso. Com dois jogadores a menos ainda na metade do segundo tempo, só restava ao Figueirense se defender para segurar o empate. O time soube se fechar bem na linha de defesa e o Ceará pouco conseguiu criar para virar a partida. Na melhor oportunidade o zagueiro Fabrício chutou na entrada da área mas Wilson novamente fez uma excelente defesa.
O empate foi heróico e o alvinegro somou mais um pontinho na classificação chegando aos 39 pontos. Agora o time enfrenta o Grêmio no Olímpico na quarta-feira, as 16 hs e tem os desfalques de Júlio César contundido e Maicon e Bruno expulsos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Figueirense x Coritiba - Faltou tempero

Depois da histórica vitória em cima do Santos na Vila Belmiro o Figueirense recebeu o Coritiba no Scarpelli buscando manter a sequência de vitória para assim subir na tabela e encostar nos times que buscam uma vaga na libertadores.
A partida começou e o início não foi nada bom. Os dois times tocavam a bola mas com pouca objetividade, se arriscando pouco para não expor a defesa. As jogadas ofensivas eram construítas na base dos lançamentos e que, quase sempre saíam errados e com isso poucas chances eram criadas. Aos poucos o Coritiba adiantou a marcação e passou a trabalhar melhor as jogadas. Léo Gago enfiou excelente bola para Tcheco que tocou na saída de Ricardo e a bola passou rente a trave assustando a torcida alvinegra. O Figueira teve duas boas oportunidades no primeiro tempo. Na primeira delas, Wellington Nem recebeu na direita e cruzou para Ygor que de cabeça quase abriu o placar. Em seguida, Júlio César bateu falta na intermediária e o goleiro Vanderlei se esticou todo para fazer a defesa no ângulo.
Veio o segundo e Jorginho tirou o garoto Deretti e colocou o atacante Somália. Teoricamente o time ficaria mais ofensivo, mas na verdade perdeu foi em qualidade no meio campo. O segundo tempo foi um replay piorado do primeiro. Muita correria e quase nada de criatividade. O meio campo não conseguia criar as jogadas e os jogadores de frente, principalmente Wellington Nem, abusaram do individualismo. O tempo foi passando e nada acontecia, deixando o torcedor irritado. Praticamente não se concluiu a gol no segundo tempo.
Com o empate o Figueirense chegou aos 37 pontos e caiu para a décima primeira posição, ficando agora a 7 pontos da zona de classificação da libertadores. A próxima partida agora é no domingo, diante do Ceará, fora de casa.